WhatsApp Image 2021-08-23 at 18.02.54

01.novembro.2021

ROCK BRASIL 40 ANOS

Saiba Mais

ROCK BRASIL 40 ANOS, O MAIOR FESTIVAL DE MÚSICA DO ANO, VAI COMEÇAR! PRIMEIRA PARADA: RIO DE JANEIRO

O Rock Brasil 40 Anos, maior festival de música do ano e primeiro grande evento-teste de cultura ao ar livre do Rio de Janeiro desde que foi decretada a pandemia, vai acontecer entre 6 de outubro e 1º de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e arredores, trazendo uma programação completa regada a muita música e arte para homenagear a história do rock nacional. O festival contará com diversas atrações, algumas gratuitas, como pocket-shows, musicais, documentários, exposições de arte e foto, palestras, além de grandes apresentações, nos fins de semana, com os principais nomes do rock brasileiro. Todos os protocolos sanitários exigidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária serão seguidos à risca para garantir a segurança do público.

SHOWS – Os shows principais, para 2.500 pessoas, acontecem sempre a partir das 17h30, num enorme palco de 34 x 12 metros montado na Praça da Pira, na Candelária, em uma área de 11.500 metros quadrados, com postos médicos, espaço instagramável, Loja Oficial Rock Brasil (onde serão vendidas t-shirts temáticas da Osklen) e uma praça de alimentação com quiosques e food trucks, entre eles, o “Quiosque do Arpoador”, que venderá açaí, sucos com combinações variadas de frutas e sanduíches naturais. 

O fim de semana de abertura (9 a 11 de outubro) terá apresentações de Hanoi Hanoi, Fernanda Abreu (com participação especial de Fausto Fawcett), Leoni, Leo Jaime, Frejat e Paulinho Moska. Na semana seguinte (dias 16 e 17) será a vez de Ira, Barão Vermelho, Dinho Ouro Preto e Kiko Zambianchi. O terceiro fim de semana (23 e 24 de outubro) traz shows de Plebe Rude, Camisa de Vênus, João Penca e Paulo Ricardo. Fechando a programação (30 e 31 de outubro), o festival apresenta Nenhum de Nós, Biquini Cavadão, Flausino & Sideral Cantam Cazuza (com participação de Bebel Gilberto), terminando a noite com Marina Lima.

Os shows da Praça da Pira serão abertos com apresentações de duas orquestras, que irão trazer um repertório totalmente dedicado ao rock nacional. Nos dias 9, 10, 16 e 17 de outubro, a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta sob a regência do maestro Felipe Prazeres. Na lista, sucessos como A Cruz e a Espada, do RPM; A Dois Passos do Paraíso, da Blitz; Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor), do Kid Abelha, entre outros. Nos demais fins de semana (23, 24, 30 e 31), é a vez do maestro João Carlos Martins & Orquestra, trazendo outras canções que marcaram época, como, Maluco Beleza, de Raul Seixas; Pro Dia Nascer Feliz, do Barão Vermelho; Codinome Beija Flor, de Cazuza, Tempo Perdido, do grupo Legião Urbana; e Meu Erro , sucesso do Paralamas.

Quem não puder comparecer terá a chance de conferir todas as apresentações ao vivo pelo canal do Rock Brasil no Youtube. Com a transmissão, que terá direção do cineasta Bruno Murtinho, o público de casa vai poder curtir não só a performance dos artistas como todo o visual do entorno da praça, localizada no centro do Rio de Janeiro. Na TV, o Canal Brasil terá exclusividade na transmissão ao vivo de todos os shows das 21h.

PROTOCOLOS – O evento cultural “Rock Brasil 40 anos” é um dos eventos-teste oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, que será realizado no Centro Cultural banco do Brasil, CCBB-RJ, com exposições e shows na Praça da Pira.

A organização do evento cumpre integralmente o disposto nos artigos 3° e 4º, incisos II, VI, VII e VII, do Decreto Municipal 49336/2021, que obriga os organizadores a contratar serviço credenciado de testagem e somente permitir a entrada no evento mediante a apresentação de teste realizado nesta rede credenciada.

Para acesso ao evento, o público presente deve apresentar:

Conseguimos adicionar mais laboratórios credenciados ao nosso evento! 

Confira a lista de laboratórios credenciados espalhados pelo RJ:

www.veussaude.com.br/rockbrasil

Essa rede credenciada enviará o resultado de exame para o consumidor e para o organizador através de integração de sistema de informática, evitando-se qualquer fraude em relação aos resultados de teste.

Além disso, é realizado todo um trabalho de cadastramento do público, pois, como evento-teste, haverá o posterior monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde que será através do número do CPF pelo prazo de 15 dias.

Por fim, a organização do evento informa que o protocolo é semelhante ao já empregado em eventos-teste realizados em partidas de futebol no maracanã e que vem restituindo os valores do ingresso aos consumidores que não concordam com o protocolo sanitário estabelecido para o evento.

Os eventos-teste do município do Rio de Janeiro estão sendo monitorados pela plataforma do laboratório Veus.

ATRAÇÕES NO CCBB – A poucos metros dali, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, o público poderá ter uma experiência completa com diversas atrações, reunindo em um só lugar teatro, cinema, arte e ainda mais música. Com ingressos a R$30 (inteira), serão apresentados espetáculos consagrados, já conhecidos do grande público, além da montagem inédita, Cazas de Cazuza, uma ópera-rock de Rodrigo Pitta, que traz os maiores sucessos da carreira do cantor. Completam a lista: Cássia Eller – O Musical, que destaca a carreira meteórica da cantora com direção de João Fonseca e Vinicius Arneiro; Renato Russo – O Musical, estrelado por Bruce Gomlevsky revivendo a carreira do cantor, com direção de Mauro Mendonça Filho; e Cabeça, Um Documentário Cênico, de Felipe Vidal, baseada na obra e vida dos Titãs. A programação conta ainda com vários pocket shows com artistas e bandas como Inocentes, Fausto Fawcett, Uns e Outros, Claudio Zoli, George Israel, Paulinho Moska, Rodrigo Santos, Julia Mestre, Marcelo Nova, Leoni e Humberto Effe. 

MOSTRA DE CINEMA – Com entrada franca, a mostra de cinema vem recheada de títulos, entre documentários e filmes de ficção. São eles: Barão Vermelho – Por que a gente é assim? (2007), com direção de Mini Kerti, doc musical que traz a história de uma das bandas precursoras do rock nacional; Faroeste Caboclo (2013), dirigido por René Sampaio, baseado na música homônima do grupo Legião Urbana; Blitz O Filme (2019), de Paulo Fontenelle, que conta a trajetória da banda sucesso nos anos 80; Titãs: A vida parece uma festa (2009), documentário com direção de Oscar Rodrigues Alves e Branco Mello, um dos fundadores do grupo; Somos tão Jovens (2013), cinebiografia do lendário vocalista do Legião Urbana, Renato Russo, com direção de Antonio Carlos da Fontoura; e Cazuza – O Tempo não Para (2004), outra cinebio, que traz a história de Cazuza, com direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho.

EXPOSIÇÕES – Para quem gosta de arte e fotografia, o festival preparou duas exposições, ambas também com entrada franca. A primeira delas traz uma seleção de cerca de 60 fotos dos anos 80, clicadas por Cristina Granato, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. A segunda é uma exposição de arte com obras de Luiz Stein e Zé Carratu, artistas plásticos que surgiram junto com o rock brasileiro dos anos 80. Para fechar, a cada semana, o jornalista e crítico musical Nelson Motta apresenta uma palestra sobre a história do rock brasileiro e todo o contexto histórico que ele nasceu.  

Nos dias de shows externos, o público poderá conferir ainda um vídeo mapping animado em 3D, criado pelo artista multimídia Batman Zavareze, que será projetado na fachada do CCBB, trazendo imagens de bastidores e os melhores momentos do rock nacional dos anos 80, além de depoimentos inéditos e exclusivos com os protagonistas do festival. Para os eventos com entrada franca, o público deverá também retirar seu ingresso no site Eventim.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (fecha às terças), das 9h às 19h aos domingos, segundas e quartas; e das 9h às 20h às quintas, sextas e sábados. De acordo com o novo decreto da Secretaria Municipal de Saúde- SMS, a entrada do público será permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID- 19. Também é preciso fazer o agendamento online (eventim.com.br), o que possibilita manter um controle rígido da quantidade de pessoas no prédio. Nos teatros e cinemas a lotação está reduzida para 40%. O uso de máscara é obrigatório e para maior segurança, o espaço conta ainda com fluxo único de circulação, medição de temperatura, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. 

Com patrocínio Ourocard, e realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Peck Produções, o festival Rock Brasil 40 Anos começa no Rio de Janeiro, mas na sequência terá edições em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, com uma enorme programação musical e cultural que se estende até junho de 2022. 

Voltar